Se você é um amante de pipoca salgada, com certeza já deve ter tentado incrementar a sua com algum tipo de tempero para pipoca ou até criado o seu próprio.
Mas você pode pensar: “não preciso criar sabores, já que posso comprar pipocas de micro-ondas com todo tipo de sabor que existe…” Bom, nada contra comer pipoca de micro-ondas uma vez ou outra, mas já falamos em outro artigo sobre isso.
Produzir seus próprios sabores com ingredientes saudáveis e nutritivos faz bem à sua saúde e é bem mais divertido, vamos combinar.
Pensando nisso, reunimos nesse artigo uma compilação de ideias e receitas de tempero para pipoca para você fazer em casa. Então, ponha o milho para estourar e fique atento às nossas dicas quentinhas!
Pipoca com Sazón
Provavelmente você deve ter na sua casa tudo o que precisa para fazer essa pipoca temperada simples e deliciosa.
- Milho de pipoca (de preferência de boa qualidade)
- Óleo para pipoca
- Um sachê de sazón vermelho (sabor carne)
- Sal de sua preferência
Em uma panela coloque duas colheres do óleo escolhido.
Junte o milho de pipoca e o Sazón e mexa tudo com uma colher.
Tampe a panela e, quando o milho começar a estourar, agite de vez em quando para que as pipocas não queimem (não queremos que isso aconteça, certo?).
Transfira as pipocas para outro recipiente, polvilhe com sal a gosto e sirva em seguida (quentinha é sempre melhor 😉)
Pronto, em poucos minutos você aprendeu um novo tempero para pipoca e sua diversão ganhou uma pitada a mais de sabor de uma maneira prática e super econômica.
Fondor na Pipoca
Outra ideia prática e que deixará sua pipoca com um sabor excelente é utilizando Fondor, um realçador de sabor da Maggi.
Basta preparar sua pipoca da forma convencional, utilizando óleo de cozinha de sua escolha numa panela, levando-a ao fogo.
Quando todas as pipocas tiverem estourado, basta coloca-las em um outro recipiente e polvilhar o Fondor por cima sem pena.
Agora é só se deliciar com sua pipoca temperada
Ervas e outros temperos
Para aqueles que além de sabor querem acrescentar um quê a mais de saúde em seu lanche preferido, temos várias opções de temperos com ervas e outros temperos.
Anote aí outras opções de tempero para pipoca.
Dica: Experimente utilizar óleo de coco para fazer as pipocas a seguir, o gosto ficará incomparável!
Pipoca do Rancho
Essa é das boas. Para fazer esse tempero de pipoca você precisará de:
- Flocos de cebola
- Folhas de salsa
- Folhas de manjericão
- Erva daninha
- Alho e cebola em pó
- Pimenta preta (pimenta-do-reino)
- Sal do Himalaia
Coloque todos esses temperos no liquidificador ou processador de alimentos até que se transformem em pó e pedacinhos bem pequenos.
Ao finalizar o preparo da sua pipoca, polvilhe-a com esse tempero caseiro maravilhoso e guarde o que sobrar em recipientes de alto nível de conserva, como em tupperwares ou até mesmo em recipientes próprios para temperos e especiarias.
Gostou dos ingredientes utilizados?
Ao finalizar sua pipoca, você terá ingerido potássio, ferro, cálcio, vitamina C, vitamina K e folato.
Ficou animado? Arregace as mangas e vasculhe os itens que você tem em seu armário!
Ideias de Sal para pipoca
O sal também é um componente importante no preparo de sua pipoca. Primeiro porque é ele a principal fonte de sabor da sua pipoca.
Segundo porque, dependendo do tipo de sal que você use, sua pipoca pode ficar mais saudável E terceiro porque o excesso de sal pode trazer riscos à saúde, então, é bom utilizá-lo com moderação Vamos trazer um resumo sobre as vantagens e características de cada um.
Sal marinho
O sal marinho é um tipo de sal natural, ou seja, sua produção consiste na evaporação da água do mar.
Por não sofrer processos de adição de produtos químicos ou refinamento, o sal marinho mantém suas características nutricionais e apresenta diversas cores, que vão variar de acordo com as características da superfície que foi evaporada para sua produção.
Sal Comum
O sal comum ou sal de mesa, é aquele sal que é produzido a partir do sal marinho, mas passa por processos de branqueamento e refinação, o que pode lavar seus micronutrientes e jogá-los pelo ralo.
Geralmente, o sal comum sofre adição de elementos como iodeto, já que o processo de lavagem e secagem industrial acaba eliminando o iodo natural que estava presente no sal.
Vale lembrar que o iodo é importantíssimo para a saúde pois é auxilia no bom funcionamento da tireoide.
Sal Light
Para aqueles que ouviram um enorme “não” do médico a respeito do consumo de sal, o sal light se apresenta como uma alternativa bem mais saudável.
Por possuir menos sódio do que o sal de mesa normal, o sal light é bastante indicado para pessoas com hipertensão.
Assim, crianças, adultos e idosos podem apreciar uma boa pipoca com sal.
Rosa
O sal rosa ou sal rosa do Himalaia, é produzido a partir da extração de depósitos de milhares de anos encontrados na cadeia de montanhas do Himalaia.
É considerado um sal marinho de alto teor nutritivo e um dos mais saudáveis para utilizar na culinária.
Riscos do excesso de sal
Na hora de polvilhar o sal na sua pipoca, escute sua consciência.
Assim como quantidades adequadas de sal são indispensáveis à saúde, seu uso exagerado pode agravar problemas de pressão alta.
Além da hipertensão, o sal em excesso pode causar complicações como retenção de líquidos, pedra nos rins e doenças do coração.
Por isso, ao preparar sua pipoca, não se esqueça de moderar no uso do sal.
Diga-me, pipoqueiro, depois de todas essas dicas de mestre, que tal experimentar essas e outras especiarias em sua próxima pipoca? Use a criatividade e bons ingredientes para fazer seu próprio tempero para pipoca!
Pipoca de microondas não é a coisa mais saudável… mas sazon e fondor também não. Amos contém muito sódio e fazem super mal.