Já explicamos diversas vezes aqui no Clube da Pipoca que a pipoca de panela ou a pipoca fit podem ajudar e muito, na sua dieta. Mas e a pipoca de microondas? A resposta rápida e direta para esta pergunta é não. Comer pipoca de microondas com seu sabor preferido não oferece um risco a sua saúde.
Mas claro existem alguns pontos que devem ser considerados principalmente em relação à forma como você faz para conseguir este sabor.
Quem acompanha o blog sabe que somos muito preocupados com a qualidade das receitas e dicas que passamos. Principalmente, estimulando que todos façam a sua própria pipoca em casa, evitando produtos artificiais ou industrializados. E sim, a pipoca de microondas pode se tornar um risco, dependendo dos ingredientes utilizados em sua fabricação.
Os perigos por trás das pipocas de microondas aromatizadas
É possível encontrar na internet, diversas histórias destacando o riscos de se consumir pipoca de microondas saborizadas artificialmente. A principal ameaça é relacionada a um componente químico utilizado para aromatizar a pipoca de microondas.
Este produto químico, conhecido como Diacetyl, é encontrado em quase todos os sacos de pipoca de microondas. E pesquisas recentes indicam que o Diacetil está relacionado a diversas doenças de pulmão e até Alzheimer.
Mas os riscos estaria relacionados apenas a inalação do Diacetyl, principalmente quando se abre o saco de pipoca de microondas. A ingestão deste elemento químico não representaria um risco direto a sua saúde.
Podemos concluir então que você não precisar parar de comer pipoca de microondas! Você apenas precisa substituir a pipoca de saquinho por uma pipoca de microondas caseira.
Confira esta nossa receita de pipoca fit e mantenha a pipoca de microondas na lista de alimentos saudáveis!
Prezados amigos,
Vi na embalagem da pipoca Ki-Flor a explicação sobre fazer pipoca comum no microondas colocando água e papel de cobertura…
Testei e nada deu certo.
Minha determinação era saborear pipoca e seus nutrientes sem óleo e sem sal.
Coloquei um prato de vidro no microondas com duas a três colheres de grãos, cobri com uma vasilha de plástico alta para evitar que a pipoca se espalhasse após estourar. Em dois a três minutos o prato estava cheio.
Testei várias marcas, inclusive a pipoca plantada aqui mesmo no Sul de Minas e todas estão sendo ótimas.
A pipoca fica muito branca. Dura a semana toda num pote grande de plástico, sem murchar, sem perder o gosto.
Sem sal e sem óleo, lógico. Basta acostumar o paladar!
Olá, eu gostaria das fontes desta pesquisas e informações que a pipoca de microondas são prejudiciais a nossa saúde
Acredito mesmo que seja, mas gostaria de um embasamento para disseminar essa informação
Olá! Realizamos nossa consulta em sites internacionais mas não temos acesso a pesquisas acadêmicas. O assunto ainda causa divergências na área médica mas existem muitos indícios como mostra este post aqui https://www.webmd.com/lung/popcorn-lung