Pular para o conteúdo
Clube da Pipoca » Chega de dúvida: descubra se pipoca é saudável ou não

Chega de dúvida: descubra se pipoca é saudável ou não

Nem sempre a pipoca foi vista como um alimento saudável como nos dias de hoje. A discussão se a pipoca é ou não um alimento saudável, veio a tona pela primeira vez, em meados da década de 1990, quando o Centro de Ciência de Interesse Público produziu um artigo sobre a pipoca de cinema americana.

A pesquisa ganhou notoriedade e se popularizou rapidamente, uma vez que os indicadores alertavam para um hábito de consumo bem preocupante. Entenda:

Quando a pipoca não é saudável

A pesquisa avaliou diversos cinemas no Estados Unidos que faziam pipoca com óleo de coco, coberta com manteiga. A pipoca média com manteiga, de acordo com os entrevistadores, continha mais gordura do que um café da manhã tradicional com ovos e bacon, um Big Mac, batata frita e filé juntos. Algo extremamente preocupantes.

De acordo com o site DietFacts.com, uma pequena porção de pipoca do cinema Regal (a maior rede de cinemas do Estados Unidos) contém 29g de gordura saturada. Quantidade equivalente ao dobro da quantidade máxima de gordura que devemos comer diariamente.

Um grande problema identificado atualmente nos principais pipocas industrializadas disponíveis nos supermercados ou nos cinemas, é a adição de grandes quantidades de ingredientes nocivos a saúde, como por exemplo: gordura e açúcar. Elementos proibidos e prejudiciais para pessoas diabéticas ou acima do peso.

A pipoca saudável

Por outro lado, a pipoca comum, feita de forma saudável, é um alimento extremamente benéfico. Prova disso é a inclusão do alimento na lista de comidas indicadas para crianças pela sociedade Norte Americana de Pediatria. Que recomenda servir pipoca para crianças (mas só a partir dos 4 anos) para evitar riscos de engasgo.

Pipoca de microondas representa um caso especial, já que foram desenvolvidas para serem cozidas com diferentes sabores. Devido aos riscos de saúde identificados nestes aditivos saborizantes, muitos fabricantes já estudam remover estes químicos de suas receitas, incluindo: a Orville Redenbacher’s, Act II, Pop Secret e Jolly Time.

Por isso, sempre que possível, escolha fazer a sua própria pipoca com milho in natura, utilizando pouco óleo e se atentando aos níveis de consumo saudáveis de sódio.

2 comentários em “Chega de dúvida: descubra se pipoca é saudável ou não”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *