Seja em época de festa junina ou apenas para passar sobre o frio de forma calorosa, a canjica, ou munguzá, é o prato favorito de muitos. Tão rica como a sua variação linguística, a forma como essa se apresenta também possui diversas opções.
Independente disso, a receita agrega sabor, cultura e tem o poder de aquecer o corpo e a alma. Mesmo que pareça complicada de fazer, abaixo há um caminho bastante simples. Aprenda agora a fazer canjica de um jeito fácil.
Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: porções para oito pessoas
Ingredientes:
- 500 gramas de milho para canjica ou munguzá
- 1 litro de leite integral
- 400 ml de leite de coco (se possível, tente preparar em casa)
- 1 lata de leite condensado (395 gramas)
- 1 xícara de chá de coco ralado
- 1 xícara de chá de amendoim torrado (opcional)
- cravo da Índia (opcional)
- canela em pó
Modo de preparo
1°: O milho para canjica é bastante duro. Portanto, é preciso deixá-lo de molho por, pelo menos, 24 horas. Após esse tempo, escorra e lave-o. Deixe-o cozinhando na panela de pressão por 30 minutos, colocando água suficiente para cobrir o milho;
2°: Após seu cozimento, escorra a água e coloque o milho em uma panela grande, juntando o leite integral, o de coco, o leite condensado e o coco ralado.
3°: Leve para cozinhar até que essa mistura fique cremosa. Assim que estiver macia, adicione o amendoim e sirva em potes, cobrindo com um pouco de canela em pó e o cravo.
Caso vocês comam e ainda sobre uma parte da canjica, pode levar seguramente à geladeira. A receita aguenta até três dias em refrigeração.