Canjica, assim como a pipoca, é um prato tradicional, indispensável nas festas juninas do Nordeste. Feita com milho, amendoim e leite em sua forma mais tradicional, é um prato simples de se preparar. A receita da canjica é popular em todos os estados brasileiros. E vamos falar a verdade, quem ama festa junina, ama milho verde, é doido com pipoca e chega a salivar só de pensar no cheirinho de canjica!
Preparado pra aprender TUDO sobre essa comida que esperamos o ano inteiro comer?
A origem da receita de canjica
Sua origem é um mistério. Não se sabe ao certo como chegou ao Brasil. Não temos informações confirmadas se o prato é originário da África, Ásia ou da culinária brasileira.
Algumas pessoas afirmam que é de origem nacional, trazida pelos índios Tupinambás. Tribo que habitava o litoral brasileiro na época da chegada dos portugueses ao Brasil.
Para outras, sua origem é africana. Outras pessoas creem que é de origem indiana. Onde em sua adaptação da receita, o brasileiro teria adicionado leite, que seria água em sua receita original.
Algumas informações se diferem acerca de como surgiu a canjica. Mas sem dúvidas é considerado prato típico e “bem abrasileirado”.
O que significa canjica
Para os que acreditam que sua origem seja africana, veem uma metamorfose no dialeto africano. A adaptação de “kanzika”, que significa “papa grossa de milho cozido” ganha força.
Aos que acreditam que seja originária da índia, a variação vem da palavra “kenji”, que significa “arroz com água”. Substituindo mais à frente o arroz pelo milho e a água pelo leite. Substituição essa totalmente atribuída aos brasileiros.
Como fazer canjica tradicional
Em sua forma mais tradicional e conhecida, é bem simples:
Ingredientes:
- 500 g de canjica branca
- 1 lata de leite condensado
- 1 vidro de leite de coco
- 50 g de coco ralado úmido e adoçado
- 1 litro de leite
- 8 colheres (sopa) de açúcar
Modo de preparo:
- Lavar a canjica em água corrente.
- Deixar de molho por aproximadamente 4 horas com o açúcar.
- Cozinhar na panela de pressão com 2 litros de água por, aproximadamente, 20 minutos. Ou até que esteja bem macia.
- Coloque em outra panela (se achar necessário, maior) e acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado.
- Deixe ferver por 10 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.
- Desligue o fogo quando estiver bem cremosa.
- Espere esfriar um pouco e sirva.
Tempo de preparo: 40 minutos.
Rendimento: 10 porções.
Tipos de receitas de Canjica Gourmet
É um prato de sobremesa rápido, fácil e simples, onde a criatividade tem espaço para fluir. Adicionais como canela em pó e amendoim são opcionais. No caso do amendoim, é necessário que ele esteja torrado e moído.
Algumas pessoas gostam de fazer a receita com chocolate, adicionando cerca de 300 g de chocolate picado na hora de servir. Na canjica temperada, o toque culinário fica por conta do tempero de canela e coco, adicionando um pouco de noz-moscada e gengibre em pó.
Para fazer uma canjica mais light, adicione leite desnatado e leite em pó desnatado. Diminua para 3 colheres de sopa de açúcar.
Há também quem faça pudim de canjica. Onde se prepara a massa com amendoim, o milho da canjica, leite de coco, amido de milho e leite condensado. A calda fica por conta de açúcar e água.
Na versão de carne com canjica, a receita se torna um prato salgado. Nada impede que você crie sua própria receita de canjica. Quando for preparar, fique à vontade para escolher e colocar quais adicionais você quiser e achar que fique bom.
Aos amantes de canjica, não faltam opções. As variações são muitas. Mas em todos os casos é uma ótima opção de sobremesa. Muito simples de preparar. Caso esteja em dúvida sobre o que servir para alguém ou o que fazer na hora do lanche em casos de visitas, sugerimos esse prato. A receita da canjica é para agradar qualquer paladar. Basta escolher qual deseja fazer.
Espero que depois de ler este artigo, sua única dúvida seja PORQUE NÃO COMEMOS CANJICA O ANO TODO, certo?
Deixe um comentário