Pular para o conteúdo
Clube da Pipoca » Qual é o melhor milho de pipoca: Mushroom ou Butterfly?

Qual é o melhor milho de pipoca: Mushroom ou Butterfly?

melhor milho de pipoca

Em nosso artigo sobre os tipos de milho de pipoca, explicamos um pouco sobre a grande variedade de milhos e grãos que podem virar pipoca. O que acontece é que cada tipo de milho, quando estourado, vai resultar em uma pipoca com cor, sabor, formato e tamanho diferenciados.

Quando descrevemos uma pipoca como sendo do tipo Mushroom ou Butterfly nos referimos basicamente ao seu formato e o tamanho da pipoca pronta. Mas antes de explicarmos qual tipo é melhor para se fazer pipoca, precisamos esclarecer as diferenças entre estas duas variedades:

O que é pipoca Mushroom

A pipoca do tipo Mushroom, ou “cogumelo” em português, são milhos de pipocas que, quando estourados, geralmente apresentam formato redondo e regular, geralmente maiores do que a pipoca comum.

O que é pipoca Butterfly

O tipo de milho Butterfly, ou “borboleta”, é aquele tipo de pipoca que não tem um formato regular. Geralmente apresenta um corpo central, com braços em diferentes direções, semelhante à um prego.

A diferença entre o formato do Milho Cogumelo e Milho Comum são facilmente perceptíveis. Qual é o seu preferido?

Os milhos de pipoca Premium e Gourmet

Você já deve ter reparado que diversas marcas famosas de milho como por exemplo a Yoki, Pachá ou Pink, apresentam linhas especiais de Pipocas Premium. O segredo destes fabricantes de milho, na maioria dos casos, é oferecer grãos modificados do tipo Butterfly, selecionados de forma que ofereçam a maior possibilidade de estourar.

No caso do milho Super Premium Yoki, a grande diferença é que além de serem selecionados, os grãos são do tipo Mushroom. Consequentemente maiores, dando a impressão de que são melhores que o comum, mas o gosto não apresenta grandes novidades.

Ao escolher o milho de pipoca, leve em consideração o tipo de receita que pretende fazer, mas acima de tudo o seu gosto pessoal.

Além maiores, o milho Super Premium da Yoki, quando estourado, é mais seco que o normal e algumas pessoas podem não gostar disso.

Qual o melhor milho para fazer pipoca doce?

Enquanto a preferência por determinado milho ou outro é diretamente relacionada ao sabor, o tipo de Pipoca Mushroom apresenta um melhor resultado do que os demais, quando coberto por caldas ou outras coberturas doces na preparação de receitas doces.

A sua superfície redonda favorece a aderência do caramelo apresentando uma mistura mais homogênea dos ingredientes.

Diferente do milho Butterfly, que não tem um formato regular e pode acabar se quebrando quando misturado com coberturas doces e geralmente, mais densas.

Qual é o melhor milho para fazer pipoca salgada?

Por outro lado, se sua intenção é adicionar apenas sal ou ingredientes líquidos (como manteiga derretida ou azeite), o milho de pipoca Butterfly é a melhor opção! Uma vez que estes ingredientes podem ser facilmente retidos dentro das “asinhas” desta tipo de pipoca. Faz sentido, não é?

O que podemos resumir de tudo isso aqui é que não existe, um tipo “melhor” de pipoca quando nos referirmos ao sabor destas duas variedades. Tudo vai depender do tipo de receita que se pretende fazer e da sua preferência por textura.

Se você ainda não está decidido qual milho escolher, você pode conferir neste artigo, uma análise dos principais tipos de milho disponíveis no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *