Não tem nada melhor do que assistir um filme na companhia de um bom balde de pipoca. Já foi falado por aqui sobre a história desse alimento e da grande tela, mas há muito mais curiosidades na história da sétima arte. Para saber mais disso, só lendo livros sobre cinema.
Essa forma de expressão inspira autores e estudiosos há décadas e nós podemos descobrir novas formas de ver filmes por meio deles. Isso sem contar os diretores que também escrevem e dissertam nos seus livros de cinema.
A seguir, selecionamos os melhores livros sobre cinema para você assistir as obras com um novo sabor, sem contar o da pipoca. Vamos lá?
O Sentido do Filme – Sergei Eisenstein
Esta é uma coletânea de artigos escritos durante a Segunda Guerra Mundial. Foi lançado em 1942, mas tem uma visão especial sobre o futuro do cinema e o que ele se tornaria nos anos seguintes.
É um dos livros sobre cinema que mais investigam a relação entre os diálogos e imagens e os significados existentes por trás do que vemos na tela. A obra ainda vem completa com uma filmografia de Sergei e outras sugestões de leitura. Se você quer ir a fundo na sétima arte, não deixe de ler!
A Utopia no Cinema Brasileiro – Lúcia Nagib
Agora um dos livros sobre cinema brasileiros, escrito pela pesquisadora e professora Lúcia Nagib. Na obra, ela discute o nosso cinema durante a década de 1990, analisando as transformações da visão utópica que seguiram esse período.
O leitor tem a oportunidade de entender como o cinema ficcional da época, caracterizado por diretores como Glauber Rocha, Fernando Meirelles, Bia Lessa e Nelson Pereira dos Santos, teve um papel na história do país.
É um livro bastante teórico, mas que faz uma análise essencial sobre a relação entre a sétima arte no Brasil, os pensamentos filosóficos e os mitos fundadores do país.
O Clube do Filme – David Gilmour
Neste livro, David analisa uma experiência positiva que teve com seu próprio filho. Durante tempos difíceis para a família, em que o menino de 15 anos não ia bem na escola e o pai não tinha trabalho fixo, ele fez um acordo. O adolescente poderia morar na casa, sem estudar ou pagar nenhuma conta com uma condição: deveria assistir pelo menos 3 filmes escolhidos pelo pai por semana.
Esse hábito criou uma abertura para discussões sobre a vida, os problemas e relacionamentos. Eram obras como A Doce Vida, O Poderoso Chefão e Instinto Selvagem. Foi formado o clube do filme, uma porta para o mundo do garoto, privilégio que poucos pais e mães têm.
Entre os livros sobre cinema, este é um para quem quer conhecer a importância que os filmes podem ter em uma relação familiar.
1001 Filmes para Ver Antes de Morrer – Steven Jay Schneider
É um dos melhores livros sobre cinema não só para ter como também para presentear. Ilustrado com os cartazes dos filmes, além de cenas e atores, é um guia fácil e bastante completo (até mesmo com edições mais recentes, adicionando filmes do ano).
Sabe aquela dificuldade em escolher o próximo filme? Isso acaba com este livro. Escolha entre animações, comédias, aventuras, documentários, musicais e todos os estilos possíveis.
Tudo Sobre Cinema – Christopher Fraylink
Outra obra essencial, o livro de Christopher, contém análises de grandes clássicos do cinema, incluindo também uma visão sobre o contexto sociocultural de cada filme. É uma coleção que foi organizada com a ajuda de críticos experientes e conta com uma ordem cronológica que permite melhor entendimento da história do cinema.
Não deixe de ler para compreender a importância social dos clássicos e dos cineastas que alteraram o curso da história. Da Nouvelle Vague ao cinema latino-americano, mergulhe nesse mundo e vá ao cinema com outra visão quando terminar o livro.
Como Ver um Filme – Ana Maria Bahiana
Se o que você está procurando é um guia para ver filmes da maneira “certa”, conte com essa obra. Com exemplos e histórias, Ana Maria dá o caminho das pedras para entender cada vez melhor os filmes.
Acessível e gostoso de ler, o livro é uma ótima pedida para quem é iniciante na teoria do cinema. Tão fácil de ler quanto comer pipoca.
Como a Geração Sexo-drogas-e-rock’n’roll Salvou Hollywood – Peter Biskind
Um dos períodos mais importantes para o cinema começou na década de 60 e terminou em 80, com uma Beverly Hills mergulhada na cocaína. O livro de Peter vem recheado de entrevistas com várias figuras importantes desse período e mostra como foi importante para o que veio depois.
Leia para descobrir um universo completamente novo, que provavelmente deu origem a muitas coisas que você assiste e assistiu hoje em dia. Falamos de obras de diretores como Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, George Lucas, Steven Spielberg e Robert Altman, uma geração que reescreveu a história de Hollywood.
Chaplin: Uma Biografia Definitiva – David Robinson
Para terminar, a biografia de uma das figuras mais importantes não podia faltar em uma lista com os melhores livros sobre cinema. Aqui, você fica por dentro de toda a história de Chaplin, desde seu início na pobreza até a fama mundial.
É um acesso exclusivo e único à vida do artista, com arquivos nunca antes exibidos.
A importância dos livros sobre cinema
Lendo algumas obras, você tem acesso a um novo mundo do cinema. Depois de ler esses livros, com certeza vai enxergá-los de uma maneira diferente e a hora da pipoca ficará bem mais interessante.
Se você é um leitor ávido, conheça a plataforma do 12Minutos, onde encontra microbooks baseados nos melhores livros de não ficção!
Esse artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do 12Minutos, a plataforma que seleciona, lê e resume os mais importantes livros de não ficção, transformando-os em microbooks e audiobooks.
Baixe agora o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!