Pular para o conteúdo
Clube da Pipoca » Maneiras criativas de estourar pipoca

Maneiras criativas de estourar pipoca

Como você estoura a sua pipoca? Se você é fã de carteirinha desse maravilhoso petisco, já deve saber porque o milho estoura e vira pipoca. Mas, tirando a maneira tradicional feita na panela teflon e a versão hiper prática da pipoca de micro-ondas, como podemos estourar nossa pipoca de outra forma, digamos… Mais criativa?

Será que é possível estourar pipoca com alumínio derretido? Quem pensaria em uma coisa dessas? É o que vamos trazer nesse artigo, que já está pipocando de tantas ideias malucas. Acompanhe com a gente, pipoqueiro!

Por que procurar outra forma de estourar pipoca?

Pipoca é diversão pura!

Estamos aqui pela diversão. O que torna o momento da pipoca melhor do que já é? A resposta para essa pergunta é: a criatividade!

Na hora de estourar a sua pipoca, você pode experimentar outros métodos e analisar os resultados. Quem sabe você descobre uma receita fantástica?

Experimento engenhoso: Alumínio derretido estoura milho de pipoca?

Certo. Falamos em criatividade, mas isso talvez tenha superado as suas expectativas, não? Primeiramente, gostaríamos de ressaltar que essa experiência não deve ser replicada em casa.

Especialmente porque mexe com materiais que podem realmente machucar e trazer danos maiores como incêndios e queimaduras.

Mas, os garimpeiros de curiosidades do Clube da Pipoca que não deixam passar uma, encontraram essa experiência de como estourar milho de pipoca de uma maneira super criativa e vale a pena conferir o resultado.

Pipocando NA FOGUEIRA! Veja no que deu!

Primeiro, os caras precisaram de equipamentos de segurança e dos materiais certos para derreter o alumínio. Foi necessário uma forja com acabamento de cimento e um lança chamas para isso, que louco!

Após as peças de alumínio terem sido completamente derretidas, chegou a hora de prepara o milho. Para isso, eles utilizaram alguns tijolos para fazer um apoio e colocaram uma panela com uma porção de milho de Pipoca Premium Yoki em cima.

Mas, será que o alumínio derretido foi capaz de estourar as pipocas sem chamuscá-las? Ao entrar em contato com o milho, o alumínio fundido rapidamente esquentou tudo ao redor, gerando muita, mas muita fumaça.

Só depois de vários minutos fumaçando, pudemos ver o primeiro milho pipocando para fora da panela. Contudo, mesmo com toda essa preparação difícil e elaborada, o resultado gastronômico não foi dos melhores.

Afinal de contas, já era de se esperar que o alumínio fundido carbonizasse boa parte das pipocas tão logo entrasse em contato com elas. Resultado do experimento: Fail! Alumínio derretido até consegue estourar um pouco de milho de pipoca, mas elas não ficam saborosas como você gostaria de provar.

Canhão de Pipoca Brasileiro

Pipoca Digital: Estourando pipoca com o celular

Já falamos aqui de jogos com pipoca para celular! Mas será que o seu 4G é forte o suficiente para fazer pipoca? Claro que isso não se passa de um vídeo fake mas não deixa de ser interessante.

Pipoca com laser!

Bomba de pipoca

Como fazer pipoca direto do sabugo:

Mas, por enquanto, vamos ficando apenas com a chama segura do fogão mesmo…

O Pula-Pula de Pipoca

Quando se conhece porque o milho estoura e vira pipoca, fica fácil desenvolver maneiras diferentes de estourar o milho.

Vamos explicar: Sabemos que o milho de pipoca contém mais água e uma casca bastante resistente. Quando o milho é submetido a temperaturas acima de 170°C a água que estava concentrada vira vapor, resfria ao entrar em contato com o ar e toda aquela história que você já conhece.

Sendo assim, basta que você submeta o milho de pipoca a um calor mínimo de 170°C, desde que o faça de maneira segura e utilizando um recipiente limpo, e pronto! Basta esperar que o milho comece a pular.

Outras formas de estourar pipoca

Agora que você sabe que não é o óleo ou a manteiga que faz o milho estourar, e sim o calor em si, você pode fazer experiências mais seguras do que a do alumínio na sua casa.

Pipoca no forno convencional

Uma maneira de fazer seu lanche da tarde mais saudável é utilizando o forno convencional para estourar sua pipoca. Para isso, você precisará apenas de milho de pipoca de boa qualidade, uma forma retangular de alumínio e um saco de papel (ou saco de pão).

Perceba que não vamos utilizar óleo. Isso deixará sua pipoca mais saudável ainda 😉 Coloque a porção desejada no saco de papel, respeitando sempre a capacidade que o saco comporta, e dobre-o três vezes para fechar bem. Em seguida, encaixe o saco na forma ou travessa, apenas para deixa-lo mais apoiado.

Deixe o forno pré-aquecido em 280°C durante 5 minutos e, ao colocar a travessa com o milho, reduza para 200°C. Feche a tampa do forno e espere até que o intervalo entre um estouro e outro seja maior do que 3 segundos. Tenha cuidado ao abrir o saco de pipoca, pois o vapor quente pode queimar.

Sua pipoca está pronta. Basta agora temperá-la com seus temperos favoritos e servir para a galera!

Dica: Se achar que o milho está demorando muito para começar a estourar, aumente a temperatura do forno para 230°C.

Pipoca no forno micro-ondas

Você não precisa de pipoca de micro-ondas para fazer pipoca no micro-ondas. Na verdade, você só precisa de um saco de papel e milho. Ah, e vem com um bônus: sem conservantes e aromatizantes!

Utilize o mesmo princípio da receita no forno convencional, apenas certifique-se de colocar apenas o saco de papel com o milho.

NADA DE METAL NO MICRO-ONDAS! Dobre três vezes o saquinho, coloque no micro-ondas e espere a pipoca estourar completamente. Não necessita de óleo. E fica uma delícia!

Bom, agora você já tem tudo o que precisa para se tornar um chefe da criatividade estourativa, digo… Um mestre pipoqueiro.

O quê, você nunca pensou nisso? Se você também é um apaixonado por pipoca, porque não espalhar essas e outras ideias maravilhosas por aí e ainda ganhar dinheiro com isso?

Gostou da ideia? Pipoca pode ser o seu negócio, também! Descubra todo o sabor que sua pipoca pode ter com os nossos cursos.

Venha ser você também um pipoqueiro de carteirinha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *