Pular para o conteúdo
Clube da Pipoca » Conheça os diferentes tipos de milho de pipoca

Conheça os diferentes tipos de milho de pipoca

Você sabia que existem diferentes tipos de milho de pipoca? O milho, assim como a maioria da plantas, apresenta uma incrível variedade de cores, tamanhos, formatos e sabores.

Podemos nos referir ao milho doce (ou milho-verde), o milho pipoca e milho branco (usado para fazer canjica) como diferentes “raças” de milho. Cada uma destas “raças de milho” apresenta suas variações. Além das diferenças visíveis de cor, tamanho e formato, eles também tem propriedades nutritivas diferentes.

Alguns milhos são mais indicados para alimentação animal, outros para fazer xarope, outros para consumo in natura. O melhor deles, é claro, usado para fazer PIPOCA!

Quais são os tipos de milho de pipoca que existem?

Existe uma grande variedade de tipos de milho, Além dos milhos mushroom e butterfly, podemos agrupar os diferentes tipos de milho de pipoca em 6 grandes subtipos mais popularmente encontrados por ai.

São eles:

  1. Milho Doce
  2. Milho de Pipoca Amarelo
  3. Milho Branco
  4. Milho de Pipoca Azul
  5. Milho de Pipoca Vermelho
  6. Milho de Pipoca Colorido

Infelizmente, no Brasil, ainda não é tão fácil encontrar diferentes tipos de milho de pipoca a venda. A boa notícia é que em breve, você poderá encontrar todos eles a venda aqui, no Clube da Pipoca! Enquanto isso não acontece, convidamos vocês a conhecer um pouco mais sobre eles abaixo.

Milho Doce

O milho doce é muitas vezes o que as pessoas pensam quando pensam em milho. Esta variedade de milho é o que você normalmente encontrará em um festas juninas ou servido na praia. O milho doce é colhido imaturo, antes da conversão normal  do amido. Essencialmente, isso significa que os grãos têm mais conteúdo de açúcar do que o conteúdo de amido, permitindo que o milho doce seja considerado um vegetal em vez de um grão.

O milho doce, ou “milho na espiga”, é quase todo feito de amido macio e nunca vai estourar, virando pipoca. Contém mais açúcar do que outros tipos de milho.

Milho de Pipoca Amarelo

Primeiramente vamos começar com ela: a famosa Pipoca Amarela – Tipo A. Este é o tipo de milho de pipoca mais comum do Brasil. Obviamente, também é o mais utilizado pela  fabricantes de pipoca para microondas.

Milho Pipoca é um tipo de milho que possui tamanho, forma, nível de amido e índice de umidade específicos. Tem uma casca exterior dura e um centro de amido suave. Quando aquecido, a umidade natural dentro do núcleo torna-se vapor e aumenta a pressão suficiente que eventualmente explode. Outros tipos de milho secos podem abrir-se ligeiramente quando aquecidos, mas não estouram como a pipoca.

Geralmente a sua pipoca é bem saborosa e vista por muitos como o melhor milho de pipoca de todos. Quando estourado, apresenta um floco de tamanho superior, macio e com casquinhas amarelas.

As duas variações deste milho mais comuns são o tipo Butterfly e Mushroom. Ambos com uma casca bem grossa. Ideal para grudar entre os dentes!

Tanto o milho Butterfly e Mushroom, levam este nome por causa do formato gerado quando estouram. O Butterfly parecido com uma borboleta ou uma flor e o Mushroom um floco bem redondinho e grande.

Milho de Pipoca Branco

Você tem saudade daquela antiga pipoca de pipoqueiro, vendida nas ruas e nos cinemas? Provavelmente aquela pipoca era feita com o milho de pipoca branco. Uma variedade que aos poucos foi sumindo dos mercados e feiras e, hoje em dia, praticamente não se vende mais no Brasil.

Este tipo de milho, um pouco menor do que o tipo amarelo, é bem semelhante ao milho de canjica. A diferença é que ao estourar, apresenta uma pipoca extremamente branca, bem menos doce que o milho comum e de tamanho médio. Sua casca é extremamente macia e fina, por isso em alguns lugares, é conhecido como milho de pipoca “sem casca”.

No Estados Unidos, este milho é chamado de white popcorn, pode ser encontrado em dois tamanhos diferentes: o baby white hulless e o medium white hulless.

Uma variedade de milho que se transforma em uma pipoca muito gostosa e cheirosa quando estourada!

Tipos de Milho existentes no México

Milho de Pipoca Azul (Midnight Blue)

O milho de pipoca azul (quase preto) conhecido como Midnight Blue, é um dos mais famosos e desejados de todos. Com grãos bem pequenos e uma cor azul escura, este milho tem diversas características diferentes.

Ao fazer pipoca com este milho pela primeira vez, todo mundo espera uma pipoca escura. Mas o resultado é um floco bem pequeno, um pouco mais duro, bem mais doce que o comum. A casca no interior da pipoca é o único vestígio visível da cor azul escura.

A casca deste milho de pipoca é extremamente dura e grossa, deixando a pipoca com um toque crocante especial. Uma verdadeira delícia que, devido ao tamanho reduzido, fica pronta rapidinho. Cuidado para não queimar a pipoca!

Milho de Pipoca Vermelho (Ruby Red)

O milho de pipoca vermelho, ou Ruby Red, é um milho bem interessante. Além de sua aparência avermelhada, este milho praticamente não deixa vestígios de casca na panela quando estoura.

Tem sabor menos marcante e característico do que os demais tipos de milho de pipoca mas, assim como o milho de pipoca azul, estoura a uma temperatura bem inferior, ficando pronta em poucos minutos.

Milho de Pipoca Colorido (Arco-íris ou Flint)

Por fim, temos o milho colorido que nada mais é do que uma mistura de diferentes tipos de milho de pipoca: branco, azul, amarelo e vermelho. Geralmente suas características variam de acordo com a quantidade e tipos de milho utilizados na mistura.

Um dos milhos de pipoca especiais mais raros e deliciosos que existem. Com grãos de diferentes cores, quando estourado apresenta uma pipoca muito saborosa e branquinha.

Milho Crioulo e Milho Graúdo

Existe muita confusão quando se começa pesquisar e entender um pouco mais sobre os diferentes tipos de milho. Você por exemplo já deve ter ouvido falar sobre o milho crioulo e milho graúdo alguma vez em sua vida, certo? Estas 2 definições estão diretamente relacionadas ao tipo de semente utilizada no cultivo do milho.

O milho é um alimento que vem sendo desenvolvido e aprimorado por agricultores a diversos séculos atrás. Isso fez com que o milho de hoje, assumisse algumas características diferentes do milho cultivado antigamente. Uma delas é o tamanho do grão. Nos dias de hoje, os tipos de milhos mais comuns encontrados por ai, são bem maiores que os de antigamente.

O Milho crioulo é todo o milho que não foi apropriado pela indústria, ou ainda, variedades tradicionais que passam de geração em geração pelas mãos dos agricultores. Consequentemente, é menor do que o tipos de milho mais populares atualmente, que podem ser chamados de GRAÚDOS, em contrapartida dos milhos menores.

2 comentários em “Conheça os diferentes tipos de milho de pipoca”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *