Pular para o conteúdo
Clube da Pipoca » Como fazer pipoca de sorgo?

Como fazer pipoca de sorgo?

Como fazer pipoca de sorgo

Ao caminhar por qualquer supermercado podemos encontrar uma grande variedade de pipocas dos mais diferentes tipos, feitas com diferentes grãos. Assim como o milho, também é possível fazer pipocas de arroz, amaranto, quinoa, sorgo e outros.

Isso acontece porque estas sementes apresentam uma estrutura semelhante a do milho: uma casca resistente, que preserva a umidade do grão e uma massa em seu interior de alta densidade. Ao serem aquecidos, a umidade se transforma em vapor, aumentando a pressão interna aumenta até que o grão estoura!

Antes mesmo de saber que o sorgo podia virar pipoca, já achava a sua farinha muito boa (e livre de glúten). Por isso o sorgo foi o primeiro grão que resolvi estourar. Para minha surpresa, foi MUITO fácil!

Dá para fazer pipoca de sorgo no microondas ou na panela, mas antes de começarmos:

O que é sorgo?

Sorgo é uma planta da família das gramíneas bastante populares em países da América Central, Africa e Ásia. O grão do sorgo é um alimento integral, uma excelente fonte de fibras, sem glúten e apresenta diversos benefícios para a saúde.

Como fazer pipoca de sorgo?

  1. Pré aqueça uma panela em chama média.
  2. Adicione 1/4 xícara de sorgo integral, uma fina camada de óleo e tampe.
  3. Balance a panela até que o sorgo comece a estourar.
  4. Quando o intervalo entre os estouros for maior do que 7 segundos, retire a panela do fogo.
  5. Você pode temperar a pipoca de sorgo com ervas, sal, pimenta ou manteiga.

Primeiro passo: coloque a panela no fogo e espere. Você pode descobrir se a panela atingiu a temperatura ideal, jogando algumas gotinhas de água dentro. Quando as gotas que cairem começarem a dançar e evaporar dentro da panela, é hora de adicionar o grão de sorgo.

Segundo passo: Adicione uma pequena camada de óleo vegetal (usamos o óleo de canola nesta receita) e 1/4 de xícara de grão de sorgo natural.

Terceiro passo: Caso você utilize uma pipoqueira ou panela do cabo/alças, balance levemente sobre o fogo para garantir que todos os grãos se aqueçam uniformemente. Provavelmente os grãos começarão a estourar em alguns segundos. Quando o intervalo de estouro e outro aumentar para mais de 7 segundos, desligue o fogo.

Pronto! Agora é só temperar a pipoca de sorgo com o seu tempero favorito. Recomendamos que você comece apenas com sal para sentir o sabor. Se preferir você também pode usar ervas finas, pimenta, azeite ou manteiga.


Importante saber:

  1. Você talvez queira fazer uma quantidade maior de pipoca de sorgo, mas recomendamos que você repita a receita e não aumente as quantidades. É mais fácil de estourar tudo e não deixar queimar!
  2. Nem todos os grãos vão estourar, mas diferente do milho, o sorgo que não estoura pode ser comido sem risco de quebrar o dente.
  3. Se quiser fazer no microondas, você pode usar a mesma quantidade de sorgo, um saco de papel pardo e colocar no microondas por 2 a 3 minutos.

Espero que goste desta receita! Se testar, nos diga o que achou nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *