Ao caminhar por qualquer supermercado podemos encontrar uma grande variedade de pipocas dos mais diferentes tipos, feitas com diferentes grãos. Assim como o milho, também é possível fazer pipocas de arroz, amaranto, quinoa, sorgo e outros.
Isso acontece porque estas sementes apresentam uma estrutura semelhante a do milho: uma casca resistente, que preserva a umidade do grão e uma massa em seu interior de alta densidade. Ao serem aquecidos, a umidade se transforma em vapor, aumentando a pressão interna aumenta até que o grão estoura!
Antes mesmo de saber que o sorgo podia virar pipoca, já achava a sua farinha muito boa (e livre de glúten). Por isso o sorgo foi o primeiro grão que resolvi estourar. Para minha surpresa, foi MUITO fácil!
Dá para fazer pipoca de sorgo no microondas ou na panela, mas antes de começarmos:
O que é sorgo?
Sorgo é uma planta da família das gramíneas bastante populares em países da América Central, Africa e Ásia. O grão do sorgo é um alimento integral, uma excelente fonte de fibras, sem glúten e apresenta diversos benefícios para a saúde.
Como fazer pipoca de sorgo?
- Pré aqueça uma panela em chama média.
- Adicione 1/4 xícara de sorgo integral, uma fina camada de óleo e tampe.
- Balance a panela até que o sorgo comece a estourar.
- Quando o intervalo entre os estouros for maior do que 7 segundos, retire a panela do fogo.
- Você pode temperar a pipoca de sorgo com ervas, sal, pimenta ou manteiga.
Primeiro passo: coloque a panela no fogo e espere. Você pode descobrir se a panela atingiu a temperatura ideal, jogando algumas gotinhas de água dentro. Quando as gotas que cairem começarem a dançar e evaporar dentro da panela, é hora de adicionar o grão de sorgo.
Segundo passo: Adicione uma pequena camada de óleo vegetal (usamos o óleo de canola nesta receita) e 1/4 de xícara de grão de sorgo natural.
Terceiro passo: Caso você utilize uma pipoqueira ou panela do cabo/alças, balance levemente sobre o fogo para garantir que todos os grãos se aqueçam uniformemente. Provavelmente os grãos começarão a estourar em alguns segundos. Quando o intervalo de estouro e outro aumentar para mais de 7 segundos, desligue o fogo.
Pronto! Agora é só temperar a pipoca de sorgo com o seu tempero favorito. Recomendamos que você comece apenas com sal para sentir o sabor. Se preferir você também pode usar ervas finas, pimenta, azeite ou manteiga.
Importante saber:
- Você talvez queira fazer uma quantidade maior de pipoca de sorgo, mas recomendamos que você repita a receita e não aumente as quantidades. É mais fácil de estourar tudo e não deixar queimar!
- Nem todos os grãos vão estourar, mas diferente do milho, o sorgo que não estoura pode ser comido sem risco de quebrar o dente.
- Se quiser fazer no microondas, você pode usar a mesma quantidade de sorgo, um saco de papel pardo e colocar no microondas por 2 a 3 minutos.
Espero que goste desta receita! Se testar, nos diga o que achou nos comentários.