Clube da Pipoca » Como abrir um e-commerce de pipoca gourmet?

Como abrir um e-commerce de pipoca gourmet?

Abrir um e-commerce exige conhecimento sobre o seu segmento, planejamento e estudos sobre o mercado. Neste artigo, mostraremos como montar seu negócio digital, apresentaremos dicas para suas estratégias e explicaremos o que não pode faltar na sua loja virtual. Confira!


Já pensou em montar seu próprio e-commerce de pipoca gourmet? A internet oferece diversas oportunidades para as pessoas que querem empreender e vender os seus produtos ou serviços. 

No primeiro trimestre de 2021, o comércio eletrônico teve alta de vendas de 57,4% em comparação com o mesmo período no ano anterior. Há um crescimento nas compras online e a tendência é que esse número aumente, principalmente, porque 72% dos consumidores pretendem comprar na internet mesmo com a reabertura das lojas físicas após o isolamento social.

Portanto, se você quer começar um negócio de pipoca gourmet do zero é necessário se planejar, buscar conhecimento e investir em boas estratégias. Afinal, assim como qualquer empreendimento você precisará se destacar dos concorrentes e atrair consumidores.

Continue a leitura e aprenda tudo sobre como abrir uma loja virtual! 

Como abrir um e-commerce?

A abertura de uma loja virtual diz respeito a todos os processos que incluem esse objetivo, como o desenvolvimento de um plano de marketing, a escolha de uma plataforma de e-commerce e diversas outras etapas. 

Antes de entender melhor sobre o tema, é importante conhecer o que é um e-commerce. Basicamente, trata-se de uma modalidade de negócio em que as transações comerciais são realizadas no ambiente online. Nesse modelo, a única etapa que envolve o mundo físico é a de logística, que abrange a entrega dos produtos aos compradores. 

Criamos um passo a passo completo para você entender como abrir um e-commerce. Veja! 

Trace um objetivo para seu negócio 

Um dos primeiros passos para montar sua loja virtual é definir os objetivos do seu empreendimento de pipoca gourmet. Onde você quer estar daqui a 2 anos? Quantas vendas deseja fazer nos primeiros meses? Quantos clientes pretende conquistar? 

No início, ter essas metas em mente ajuda a desenvolver estratégias mais certeiras e impulsionar seu e-commerce. O mais importante é que esses objetivos sejam realistas e alcançáveis, caso contrário, você corre o risco de desistir ou se frustrar. 

Para isso, estabeleça índices de crescimento, novos clientes e até novos produtos que deseja vender no curto, médio e longo prazo. Dessa forma, cada pequena conquista motivará a continuar trabalhando e evoluir sua loja. 

Defina seu público-alvo

Outro ponto relevante para abrir seu e-commerce é a definição do público-alvo. Isso significa que você deve analisar quem são os seus potenciais compradores. Para isso, crie uma persona, ou seja, um personagem fictício que representa o seu consumidor final. 

A partir desse público, é possível elaborar estratégias mais precisas para sua loja virtual, de modo a atrair a atenção de clientes e obter mais vendas. 

Conte com uma plataforma de e-commerce confiável 

Para ter um empreendimento de sucesso na internet é necessário montar uma página de vendas por meio de uma plataforma de e-commerce ou pela criação de um site. Esse último exige um pouco de conhecimento de desenvolvimento web. Caso você não tenha essa experiência e investimento para contratar um profissional, vale a pena apostar nas plataformas prontas. Elas permitem que você comece sua loja virtual de forma rápida e eficiente. 

Geralmente, essas plataformas são bem intuitivas e completas de modo que o empreendedor apenas cadastre os seus dados, produtos e entre outras informações para começar a vender online. Ainda, diversos fornecedores garantem personalização em suas ferramentas, além de disponibilizar métricas de desempenho do e-commerce, por exemplo. 

Para escolher uma boa plataforma de e-commerce, pesquise bastante entre as opções disponíveis no mercado e avalie as suas vantagens e desvantagens, bem como funções e diferenciais. Dessa forma, você é capaz de optar por um recurso completo e que atende as  necessidades do seu empreendimento. 

Monte sua loja virtual

Após definir os seus objetivos e escolher uma plataforma de vendas, você precisará montar sua loja virtual. Basicamente, essa etapa envolve a criação de um site agradável aos usuários, com banners, fotos, sessões e descrições dos produtos. É por meio dessas informações que seus potenciais consumidores têm contato com os itens que você vende antes de comprá-los ou não.

Pesquise fornecedores

Mesmo que você deseje vender pipoca gourmet, é importante decidir se será você quem produzirá e administrará toda a logística do negócio ou, se você venderá produtos de um fornecedor. 

Hoje, existem diversos modelos de negócio que trabalham com a venda sem estoque, como o dropshipping. Nele, você vende o produto de um fornecedor no seu site, mas quem é o responsável por todo o processo de estoque, embalagem e envio do item ao comprador é o fornecedor. 

Portanto, analise o que funciona melhor para o seu empreendimento. Se optar pelo fornecedor, conheça os fabricantes disponíveis no mercado a fim de selecionar aquele que garantirá um produto de qualidade e entregará no prazo estabelecido, evitando problemas. 

Disponibilize diferentes opções de pagamento

Abrir um e-commerce que gere vendas e atraia clientes também envolve processos mais burocráticos, como as formas de pagamento oferecidas na sua loja. Isso porque se você disponibilizar poucas opções, é possível que elas não atendam as necessidades dos seus consumidores e eles optem pela compra em um concorrente. 

Uma dica é integrar seu e-commerce com um gateway de pagamento, como o PagSeguro, por exemplo. Assim, você oferece diferentes opções de pagamento como cartão de crédito, pix, transferência bancária e boleto bancário. 

Divulgue seu e-commerce

Com sua loja virtual pronta, é hora de divulgá-la na internet. Essa etapa é fundamental para seu empreendimento ter sucesso e atingir mais pessoas. Para isso, você pode investir em marketing digital, além de criar ações nas suas redes sociais promovendo seus produtos. 

O mercado da Pipoca Gourmet

Todo mundo ama uma pipoca na hora de assistir a um filme ou série, seja em casa ou no cinema. Esse alimento está presente em festinhas infantis, no parque, festas juninas, em casa e em diversos outros lugares. 

O Brasil é o segundo maior consumidor de pipocas do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A tendência é que o consumo desse produto cresça cada vez mais. 

Nesse sentido, as pipocas gourmet são opções inovadoras, sendo uma grande opção de investimento para quem deseja abrir um negócio. A vantagem é que esse produto já é conhecido e muito amado. Ao criar uma pipoca diferente, que foge dos simples milhos estourados com sal, é possível atrair mais pessoas para experimentar essa delícia, conquistando novos fãs. 

O mercado brasileiro também apresenta uma grande vantagem: a festa junina. Nessa época do ano, o consumo deste produto aumenta de três a quatro vezes. 

O que não pode faltar na sua loja virtual?

Agora que você conhece o mercado da pipoca gourmet e sabe como abrir um e-commerce, veja o que não pode faltar na sua loja online!

Atendimento automatizado

Oferecer um atendimento rápido e funcional é essencial para conquistar vendas no ambiente digital. Isso porque os usuários estão cada vez mais exigentes e desejam receber respostas rápidas e um atendimento eficiente. 

É nesse momento que a pessoa tirará suas dúvidas e questionamentos sobre seus produtos — fatores decisivos para a compra. Por isso, é interessante ter um espaço no seu e-commerce com as perguntas frequentes e responder seus consumidores nas redes sociais, além de oferecer um contato por WhatsApp ou telefone. 

Boa usabilidade e velocidade de carregamento 

Outro ponto importante para o sucesso da sua loja virtual é a usabilidade — característica capaz de garantir uma boa experiência do usuário. Isso significa que seu e-commerce deve ser rápido, responsivo ao clique e intuitivo. Dessa forma, o consumidor encontra tudo que precisa rapidamente, sem gerar dúvidas ou problemas durante a navegação. 

Segurança 

O seu site também deve ser seguro para o usuário realizar uma compra. Por isso, invista em uma plataforma de e-commerce que oferece um selo de proteção das informações, além de contar com criptografias, que impedem que os dados sejam interpretados por terceiros. 

Otimização mobile

O último aspecto que não pode faltar na sua loja virtual é a otimização para smartphones. Segundo uma pesquisa, metade das compras no primeiro semestre de 2021 foram realizadas por dispositivos móveis. A tendência é que esse número cresça nos próximos anos. 

Portanto, ofereça um site compatível com os celulares ou crie um aplicativo para seus clientes realizarem a compra no seu e-commerce.

Dicas de estratégias para seu e-commerce

Quer ter sucesso ao abrir um e-commerce? Confira algumas dicas de estratégias para alavancar seu negócio! 

Configure os meios de pagamento corretamente 

Como informamos, oferecer diferentes meios de pagamento na sua loja virtual é fundamental para os clientes fecharem uma compra. Então, não se esqueça de priorizar essa etapa é configurar corretamente as formas de pagamento online no seu site. 

Invista em personalização 

A personalização é uma estratégia essencial para os negócios online atraírem mais compradores e aumentarem seu faturamento. Então, considere alguns aspectos, como o design do logotipo, a paleta de cores da sua marca e o layout da página. 

Além disso, aposte em sessões no seu e-commerce que tirem as dúvidas dos consumidores, como uma FAQ e um “sobre nós”. Assim, os clientes conhecem mais sobre seu negócio, aproximando-os da sua marca e produtos. 

Analise a concorrência 

Outra dica importante para abrir um e-commerce é a análise da concorrência. Essa ação permite entender quais são os desejos e necessidades do seu público-alvo, e quais ações  são realizadas pelos concorrentes que funcionam ou não. 

Com isso, você identifica as ameaças e oportunidades no mercado, além de evitar erros em suas campanhas e poupar gastos. Nesse momento, você não copiará as ações dos concorrentes, mas usará de inspiração de modo a entender o que é ideal para seu empreendimento e produtos.

Ofereça um suporte de qualidade 

Seus consumidores tiveram algum problema com os seus produtos? Desejam a troca ou devolução? Nesse momento, é fundamental oferecer um suporte de qualidade para resolver o problema das pessoas e evitar que essa situação impacte a reputação da sua empresa. 

Para isso, disponibilize diferentes canais de comunicação e deixe sinalizados no seu site. Uma dica é facilitar o atendimento via WhatsApp através de um link na bio das suas redes sociais, você pode criar um para a sua marca em segundos em um gerador de link WhatsApp gratuito.

Marque presença nas redes sociais

Por fim, não esqueça de marcar presença nas redes sociais através de um bom plano de marketing. Essa estratégia é fundamental para qualquer e-commerce, pois auxilia na captação de clientes, aumenta a visibilidade da sua marca e ajuda a crescer suas vendas.  

Resumo

A partir das informações deste conteúdo, você é capaz de abrir um e-commerce de pipoca gourmet e começar a vender na internet. Portanto, siga as dicas citadas e se atente aos pontos sobre o que não pode faltar na sua loja virtual, como uma plataforma que oferece boa usabilidade e um site otimizado para dispositivos móveis. Com isso, você é capaz de vender seus produtos e obter resultados satisfatórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *